NAVEGUE PELO BLOGUE

11 de janeiro de 2014

1º ENCONTRO DE CANTADORES DE REIS FOI HÁ 29 ANOS

Reprodução do "Boletim Informativo" da CMF, Jan/Fev de 1986



Numa organização da Casa Municipal de Cultura, o 1º Encontro de Cantadores de Reis do Concelho teve lugar no dia 11 de Janeiro de 1986.
Centenas de pessoas assistiram, durante mais de duas horas, aos Reis interpretados por doze grupos.

Frente ao edifício dos Paços do Concelho actuaram: O Coral Infantil da Sociedade de Recreio Cepanense, o Rancho Infantil da Gaia, o Rancho Infantil de Ribeiros, o Grupo Coral da Casa do Povo de Cepães, Grupo Cultural e Desportivo de Regadas, Rancho da Sociedade e Recreio Cepanense, o Grupo Cultural e Recreativo de Revelhe, o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Arões, o Grupo Desportivo e Cultural de Fornelos, a Banda Faz de Conta, o Centro Desportivo de Vinhós e o Grupo Cultural e Desportivo “Restauradores da Granja”.
No final mais de 300 intervenientes conviveram num “beberete” oferecido pela Câmara Municipal que também entregou uma “pequena compensação monetária a cada grupo participante”.

Sem vencidos nem vencedores, esta primeira edição de cantares de Reis, teve por objectivo principal, não deixar morrer uma tradição que estava a perder-se, conservando assim um importante património cultural.
O primeiro encontro não teve grandes exigências, sobretudo ao nível etnográfico. Só no ano seguinte foi criado um regulamento mais rigoroso.

Em 1987 o Encontro de Cantadores de Reis do Concelho de Fafe deixou a rua e assumiu-se como um concurso, passando a realizar-se no Pavilhão Gimnodesportivo, com os grupos a serem sujeitos ao vererdicto de um júri.



Sem comentários: