NAVEGUE PELO BLOGUE

19 de abril de 2014

LEÕES DO FERRO RESGATAM TRADIÇÃO DAS "MAIAS"




A origem da tradição das Maias perde-se no tempo e pode ter várias explicações. Inicialmente tratava-se de rituais pagãos que estavam ligados ao rito da fertilidade para com o novo ciclo da natureza, à celebração da Primavera ou ao início de um novo ano agrícola. Mais tarde, houve necessidade de lhe incutir algum sentido religioso, promovendo a sua ligação à Festa da Santa Cruz ou ao Corpo de Deus.





Hoje em dia ainda é possível observar em algumas zonas do nosso país, a colocação de ramos de giestas em flor, ou até mesmo coroas feitas de ramos de giestas, conjuntamente com outras flores e enfeites coloridos, nas portas e janelas das casas na noite de 30 de Abril para 1 de Maio.
Com o passar dos tempos, este costume também acabou por despertar alguma competição entre vizinhos, onde cada um tentava possuir a coroa mais bonita e elaborada.


O Grupo Leões do Ferro, com esta louvável iniciativa, pretende resgatar uma tradição antiga contribuindo para a valorização do nosso património cultural e memória colectiva Fafense.

Sem comentários: