NAVEGUE PELO BLOGUE

7 de maio de 2014

A PROPÓSITO DO “FIM” DO BLOGUE MONTELONGO





Confesso que foi com surpresa que constatei o anúncio do “fim” do Blogue “Montelongo”. Um dos mais antigos blogues de Fafe, por ventura o mais contundente e comentado, fechou as suas portas…
Durante oito anos o “Montelongo” percorreu um caminho notável: Desbravou terrenos incultos, incomodou poderes instalados, denunciou “lóbis”, informou e, sobretudo, deu o seu contributo para o processo democratizador de Fafe.

O blogue “Montelongo” despertou mentes e burilou mentalidades. No panorama de utilizadores de Internet em Fafe, ainda parco, este sítio abriu caminho a outras páginas e sítios “online” que, com maior ou menor audiência, alguns continuam o seu percurso; Até quando? Não sabemos…

Os promotores do “Montelongo” não justificaram o “fim”, nem tinham de fazê-lo! Pela minha parte penso compreender os motivos… Mesmo correndo o risco de estar equivocado, sei que manter um blogue actualizado durante anos, por mera carolice, com a nobre intenção de servir Fafe é tarefa difícil, desgastante e muitas vezes ingrata… É incrível como é curto o espaço entre o “bestial” e a “besta” e vice-versa!
O blogue “Montelongo”, no seu género, foi pioneiro em Fafe. Aberto para o mundo, com isenção e frontalidade, percorreu um caminho, que não foi assim tão curto! Oito anos são obra, e tenho a certeza que os seus protagonistas vão continuar “online”, pugnando pelos interesses da terra que os viu nascer ou que um dia os adoptou.

Fafe precisa de um espaço para discussão, é obrigatório continuar a debater publicamente as questões locais, envolvendo cada vez mais população, que tem direito de intervir na vida deste concelho. A informação desafectada é fundamental para dar continuidade à democratização de Fafe. De outra forma, os “cronistas do reino” subjugados pelos poderes instalados, continuarão a deturpar a realidade fafense, fazendo propaganda “surrealista” e adulterando a História, a memória colectiva desta nobre terra e das suas boas gentes.

Resta-me expressar o meu descontentamento pelo “fim” do blogue “Montelongo”, agradecer o convite para integrar o seu grupo de colaboradores e penitenciar-me por não ter conseguido ser mais participativo…
Por fim, felicito os promotores do blogue “Montelongo” pelo percurso que, indubitavelmente, deixou marcas muito positivas no cenário da informação local.

Jesus Martinho



  

Sem comentários: