NAVEGUE PELO BLOGUE

2 de agosto de 2014

PALÁCIO ROSA... COM ESPINHOS





O conhecido palacete do ex Grémio, adquirido em 2007 pelo Município de Fafe por 575.000 euros, foi alvo de uma intervenção, visando a sua reabilitação e adaptação para acolher o Arquivo Histórico Municipal de Fafe.
As obras, orçadas em cerca de 1,2 milhão de euros decorreram durante cerca de um ano e o imóvel foi oficialmente inaugurado em 5 de Outubro de 2013, pelo Presidente de Câmara cessante, José Ribeiro.

Acto inaugural
Foto publicada no site oficial do Município de Fafe da autoria de Manel Meira

Decorridos dez meses, as portas do palacete centenário continuam fechadas ao público e, pouco depois da cerimonia inaugural, os trabalhos foram retomados e mantêm-se na actualidade.

A instalação optimizada de um arquivo histórico é tarefa demorada, contudo, não será apenas essa questão que tem atrasado a abertura daquele espaço de inegável importância para o concelho.

As anomalias e as más soluções aplicadas na requalificação do imóvel, conduziu, alegadamente, à recusa do executivo camarário em aceitar a obra do palacete rosa com espinhos bem salientes que, até para o mais leigo, em matéria de recuperação de edifícios históricos, revelam desconhecimento e falta de gosto em algumas soluções encontradas.

Aquele belo edifício de arquitectura novecentista, neoclássica, ecléctica e revivalista, acabado de construir em 1912, merecia uma reforma condigna, ao nível, por exemplo, da recuperação do Teatro-Cinema de Fafe.

Aguardamos, expectantes, os desenvolvimentos desta requalificação mal sucedida, com  problemas graves a resolver.


A "sala das máquinas" na base da fachada




O vandalismo das traseiras

As inestéticas soluções na torre do varandim

O mármore em janelas e as caleiras  PVC

Sem comentários...

Área de circulação exterior por arranjar

Fotografias em 1 de Agosto de 2014









Sem comentários: