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3 de agosto de 2014

SINAIS DE RURALIDADE (O CANASTRO)


Gravura reproduzida da obra citada


Canastro: Outro tipo de espigueiro, mais tosco, mais económico e de categoria muito inferior…
Só encontrei em Aboim e Várzea Cova, onde lhes dão os nomes de “canastro” e de “canastro de bergueiro".

É feito de uns poucos de paus altos que se enterram verticalmente no solo, mais ou menos com disposição circular.
A cerca de um metro do chão, está colocada uma tábua, o soalho, a partir do qual se entrelaçam, nos paus, ramos de codessos, de austrálias e de giestas, ou de qualquer outra madeira flexível, até quase ao cimo, por onde se deitam as espigas, depois do que se cobre com palha de milho, cujo conjunto forma o “crutcho. A cobertura tem mais ou menos um metro de altura.

O pau do meio, a que se prende a palha, costuma terminar por outro pau atravessado formando cruz, em Várzea Cova.

Em Aboim, o canastro era mais largo e não rematava em cruz.
As espigas deitam-se pela parte superior, antes de a cobrir com o “crutcho”, e tiram-se por por uma pequena cavidade deixada por tecer, junto ao soalho, a qual se mantém tapada com uma tábua e arames.
A parte que leva espigas tem, aproximadamente, três metros de altura.
Para evitar a subida dos ratos costuma-se colocar em torno dos paus do espigueiro, até ao soalho, umas “calças de mato”.
Estes canastros chegam a atingir cinco ou seis metros de altura.

Maria Palmira da Silva Pereira.

In: “Fafe, Contribuição para o estudo da linguagem, etnografia e folclore do Concelho”.

Coimbra, 1952


Aboim  conserva esta réplica miniaturada de um canastro. Um testemunho da memória colectiva local.

2 comentários:

Horácio Pinto disse...

Adorei a partilha!
Um engenho de qualidade inferior ao espigueiro tradicional, mas mais económico.
Falta saber se a eficácia era a mesma...
O engenho era muito interessante.
Obrigado pela divulgação!

Horácio Pinto disse...

Adorei a partilha!
Um engenho de qualidade inferior ao espigueiro tradicional, mas mais económico.
Falta saber se a eficácia era a mesma...
O engenho era muito interessante.
Obrigado pela divulgação!