NAVEGUE PELO BLOGUE

2 de setembro de 2014

BILHETE-POSTAL (1)






Caros leitores:

Antes de mais, espero que tenham passado umas boas férias e se encontrem de boa saúde. Nós, por cá, vamos andando “do jeito que Deus quer”.

Neste primeiro Bilhete-postal vou falar-vos da malograda Escola Conde de Ferreira: Trata-se do mais antigo estabelecimento de ensino do concelho, inaugurado em 2 de Novembro de 1868. Esta pérola do Património fafense, “encurralada” entre dois prédios modernos, na Rua Montenegro, deixou de funcionar como Escola há cerca de oito anos.

Durante 138 Primaveras este edifício, doado à Câmara Municipal de Fafe pelo benemérito Conde de Ferreira, cumpriu a sua função ao serviço do ensino “primário”. Milhares de crianças, professores e auxiliares passaram por esta pequena Escola que, por alegado desleixo dos responsáveis, foi votada ao abandono, degradando-se dia para dia.
Dizem os dirigentes, há vários anos, que o edifício vai ser recuperado e adaptado para futura sede da “Banda Filarmónica de Revelhe”… Entretanto, o remédio é aguardar por um desfecho rápido e feliz, para este relevante Património, carregado de História, memórias e afectos.

Termino, desejando a todos os caros leitores um agradável fim de Verão.

Um abraço amigo

Jesus Martinho



Fafe, 1 de Setembro de 2014

Sem comentários: