NAVEGUE PELO BLOGUE

11 de janeiro de 2015

CANTAM-SE OS REIS!




Em 1986 os Reis cantaram-se na rua, no 1º Encontro de Cantadores de Reis de Fafe


Um pouco por todo o concelho de Fafe dezenas de grupos alegram as noites frias desta quadra, cantando os Reis. À moda antiga ou com recriação actual, são muitas as centenas de jovens de todas as idades que mantêm uma tradição cuja origem se perde no tempo. Em Fafe, os Reis cantam-se, pelo menos, desde o século XIX. Nessa altura grupos organizados e espontâneos ecoavam "descantes" pelas ruas de uma vila iluminada a petróleo e, com sorte, pelo brilhante luar. Muitos populares acompanhavam tocadores e cantadores de ocasião, que acaloravam as noites frias dos Reis. O Povo saía à rua e a alegria reinava até de madrugada.
Portas de habitações, tascas e cafés abriam para acolher os corajosos do cante que, no final das actuações, esperavam por uma recompensa que lhes alegrasse a alma e tornasse os bolsos mais pesados.



Nos últimos anos, o Grupo Leões do Ferro retomou a tradição de 
cantar os Reis sob a luz dos candeeiros do centro da cidade.



Na actualidade, os Reis em Fafe são diferentes, o progresso formatou, a seu belo prazer, esta tradição antiga, que hoje, apenas conserva sinais indeléveis das suas raízes.

Mas é assim que sempre acontece, o tempo altera as mentalidades e novos costumes vão apagando as memórias. O pior não é fazer de forma distinta, isso é inevitável e faz parte do processo cultural de um Povo. Grave é não garantir a preservação de uma memória colectiva que se vai perdendo em cada dia que passa.

Daqui a cem anos repetirão alguns: “Antigamente é que era..” Espero que nessa altura, contrariamente ao que hoje acontece, possa saber-se como foi na realidade, com todo o pormenor.

      





Os Reis da Associação ARCO em Santo Ovídio, 2011

 




O "espectáculo de Reis", O Encontro de Cantadores de Reis do Concelho de Fafe cuja 30ª edição é realizada no Pavilhão Multiusos, este Domingo, 11 de Janeiro com a participação de 30 grupos.

Sem comentários: