NAVEGUE PELO BLOGUE

7 de março de 2015

REQUALIFICAÇÃO DA "PRACETA DA JUSTIÇA DE FAFE" AGUARDA DIAS MELHORES


A cerca de dois anos da deliberação do executivo municipal relativo à requalificação do espaço onde foi erigido o monumento à "Justiça de Fafe" o local continua a degradar-se e não se avista qualquer intervenção que valorize o local e dignifique o símbolo maior do concelho de Fafe.  

Nota de imprensa emitida pela Câmara Municipal de Fafe em Outubro de 2012 

«A Câmara Municipal de Fafe deliberou esta quinta-feira, por unanimidade, manter o monumento da “Justiça de Fafe”, nas traseiras do palácio da Justiça, onde foi implantado em 1981.

Na sequência da audição pública levada a efeito há alguns meses, a maioria dos munícipes que se pronunciou sobre o assunto, por diversos modos, foi no sentido de “não deslocalizar” a estátua, manifestando-se, por outro lado, a favor de uma intervenção que beneficie e enriqueça o monumento e o espaço envolvente, conferindo-lhe maior visibilidade e outra acessibilidade.


Imagem virtual do pré-projecto


Nesta perspetiva, e por proposta do Presidente da Câmara, o executivo resolver mandar que os serviços, neste caso, a Divisão de Projetos Municipais, efetue, no prazo de 90 dias, um estudo de requalificação da área envolvente do monumento da “Justiça de Fafe”, que “preveja a manutenção do mesmo naquela zona, ainda que possa deslocar-se do actual sítio, tendo em vista criar mais visibilidade, dignidade e acessibilidade do público”, nas palavras do edil, que, desta forma, pensa “ir de encontro a todas as sensibilidades reveladas na audição pública”.

A Câmara recomendou aos serviços para terem presente, em todo o estudo, a procura do mais baixo custo e a possibilidade da execução dos trabalhos por administração direta.»


Foto de Outubro de 2012


Sem comentários: