NAVEGUE PELO BLOGUE

23 de outubro de 2016

A PIA BATISMAL DA IGREJA MATRIZ



Uma visitação datada de 1571 refere que a Igreja de Santa Eulália de Fafe estaria em obras de beneficiação na nave e no Altar-mor.
Nesta visita foi ordenado que o pároco mandasse fazer uma pia baptismal nova. E assim aconteceu, a pia foi feita e colocada no batistério, do lado esquerdo da nave, junto à entrada principal do templo.


Durante, aproximadamente, 442 anos a pia batismal foi mantida no local. Nem a profunda  remodelação da igreja realizada no século XVIII teria mexido com a velha pia batismal.
Mais de dois séculos depois, em 2013, os responsáveis pelo último restauro da nossa Igreja Matriz, resolveram retirar a histórica pia do batistério encostando-a a uma das paredes da Casa Mortuária, à intempérie e sujeita a agressões.
No lugar do antigo "monumento" batismal colocaram uma esguia e moderna pia que, suponho, já serviu para receber "água benta".

Para além de outros erros cometidos em 2013, esta foi, quanto a mim,uma má decisão que, um dia, espero ver corrigida, recolocando a velha pia no seu local original, de onde não deveria ter saído.


A antiga pia batismal em 2010




Aspecto actual do batistério







A pia batismal do século XVI no exterior da igreja





Sem comentários: