NAVEGUE PELO BLOGUE

29 de outubro de 2016

SINAL CONTINUA VERMELHO PARA O PALACETE DO CENTRO DE EMPREGO



Apesar da promessa governamental de recuperação do palacete centenário anexo ao Centro de Emprego de Fafe, anunciada em Março deste ano pelo Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José Vieira da Silva, o imóvel não beneficiou de qualquer intervenção, continuando abandonado, cada vez mais deteriorado.

Respondendo a um alerta do PCP de Braga, o citado governante afirmou que "a reabilitação no palacete anexo ao Centro de Emprego de Fafe, está prevista para o final do primeiro semestre deste mesmo ano" (2016).

Certo é que, passados cinco meses do fim do prazo apontado para o início das obras, alegadamente, nada foi feito para beneficiar este belo exemplar de Arte Nova, um dos mais interessantes e vistosos edifícios históricos do centro da cidade, construído em 1912.

Recorde-se que o palacete mandado construir pelo portuense Manuel Rodrigues Alves, marido da conhecida poetisa fafense, Soledade Summavielle Soares, está classificado como Imóvel de Interesse Municipal desde 1984.

Dois anos depois o Ministério do Trabalho adquiriu o Imóvel para instalar, na zona da cavalariça o Centro de Emprego e Formação Profissional de Fafe. A casa nobre, estranhamente, acabou por ficar sem qualquer utilização ao longo de quase duas décadas, provocando danos irreversíveis naquela que já foi "A mais luxuosa moradia da vila, com todas as condições para se viver regaladamente", disse o jornal "O Desforço" em 1912.

Queremos acreditar que a curto prazo o restauro do imóvel centenário será iniciado e devolvido ao património recuperado que orgulha os fafenses.
Assim, neste estado degradante só nos envergonha!


Sem comentários: