NAVEGUE PELO BLOGUE

8 de novembro de 2016

MONUMENTO AOS COMBATENTES DA GUERRA COLONIAL


Inaugurado em 6 de Novembro de 2005.

Localizado no centro do jardim da Avenida do Brasil, voltado para a rua dos Bombeiros Voluntários, o Monumento aos Combatentes da Guerra Colonial, desenhado pela escultora Andreia Couto, apresenta a figura de um soldado/combatente português envergando o equipamento militar da época.

A estátua, em bronze, de tamanho natural, assenta num pedestal onde, nas suas faces, em placas metálicas, estão inscritos os nomes de 37 jovens fafenses, militares que perderam a vida na Guerra Colonial entre 1961 e 1974, em Angola, Guiné e Moçambique.

Este memorial, semelhante a outros existentes em várias localidades do país, teve origem na vontade da Delegação de Fafe da Associação Portuguesa dos Veteranos de Guerra, liderado por Jaime Silva, ex. Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Fafe, entidade que contribuiu com 15.000 euros para pagar este pequeno memorial, orçado em 20.000 euros, valor que contou com o patrocínio de várias Juntas de Freguesia do concelho.





Fafe homenageia assim os 1.500 jovens fafenses que participaram na Guerra Colonial e perpetua a memória das jovens vidas ceifadas ao longo de 13 anos de combate ultramarino.








Sem comentários: