NAVEGUE PELO BLOGUE

9 de fevereiro de 2018

A IMAGEM DA SENHORA DE FÁTIMA DA MATRIZ




Posição actual da imagem a Senhora de Fátima na igreja Matriz



A imagem da Senhora de Fátima, que encontramos no lado da epístola da igreja Matriz de Fafe, foi oferecida, em 1929, por Miguel Gonçalves da Cunha e esposa, Júlia Cunha.
A bela imagem, em tamanho natural, foi encomendada à prestigiada casa bracarense, Domingos Alves Fânzeres & Filhos. A mesma casa escolhida para esculpir a primeira imagem do Santuário de Fátima, em 1920. Na altura, o artista Domingos Fânzeres entregou o trabalho ao conhecido e célebre santeiro de Coronado, José Ferreira Thedim.

A imagem para a igreja de Santa Eulália chegou a Fafe no sábado, dia 25 de Maio de 1929. Foi depositada na capela particular da Senhora do Carmo, anexa à Casa do Santo Velho.
No dia seguinte, domingo, 26 de Maio, pelas 9 horas, a imagem saiu, em procissão, até à igreja Matriz.

Às 10h30 foi celebrada uma missa solene com “música adequada ao acto pela Banda dos Bombeiros Voluntários de Fafe”

Logo que a imagem da Senhora do Rosário de Fátima ficou concluída, esteve exposta na “vitrine da casa Fox”, na cidade de Braga.



Imagem da Senhora de Fátima na igreja Matriz de Fafe




A este propósito, o periódico “Correio do Minho” publicou uma coluna, elogiando os santeiros locais e a ímpar beleza da imagem de Fafe.

É delicadíssima como escultura, e um primor também de pintura, executadas uma e outra nas oficinas conceituadíssimas dos Srs. Domingos Alves Teixeira Fânzeres & Filhos, de Braga”, escreveu o referido jornal, que desenvolve o tema num extenso artigo.


Deixo aqui mais um modesto contributo para o conhecimento do rico Património Religioso do Concelho de Fafe, ainda por descobrir.

FONTES:

Jornal "O Fafense", nº 242, 25 de Maio de 1929

https://virgemimaculada.wordpress.com

Sem comentários: