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11 de fevereiro de 2018

A INAUGURAÇÃO DO COMBOIO EM FAFE NA MELHOR IMPRENSA LISBOETA




A prestigiada revista de Lisboa "Illustração Portugueza" acompanhou os trabalhos de construção da Linha férrea, Guimarães a Fafe, e marcou presença o acto inaugural.

“Com desusado brilho, foi inaugurada no dia 21de julho esta nova linha, situada n’uma das regiões mais pittorescas e alcantiladas do Minho.
Pertence este novo troço, de cerca de 22 kilometros, à Companhia do Caminho de ferro de Guimarães e constitue o prolongamento natural da sua rede.

Sae esta nova linha da estação de Guimarães agarrando-se ao magestoso monte da Penha, encimado com a estatua de Pio IX e um pittoresco hotel, e, durante quatro kilometros, sempre subindo, vae-nos mostrando soberbos panoramas que se estendem desde a cidade de Guimarães até ás alturas do Sameiro.
Rodeado um contraforte do monte da Penha, entra-se então no extensissimo valle de S. Torquato.

É deslumbrante o panorama que a vista alcança; admiram-se no fundo do valle, que vamos percorrendo, os campos viçosos cercados pelas pittorescas arvores de vinho, o vinho d’enforcado.

Ao longe admira-se a massa imponente do sanctuario de S. Torquato, que todos os annos dá origem a uma romaria das mais concorridas do Minho.
Ao longe, no ultimo plano, meio esfumadas, mas imponentes, erguem-se as cumiadas do Gerez.

Passamos outro tunnel e entramos na estação de Paçô, situada no ponto mais alto do traçado, a 150 metros de desnível da estação de Guimarães.
A algumas centenas de metros fica situado o solar do sr. Conde de Paçô Vieira, em privilegiada situação.

D’esse ponto começa a linha a descer n’outro extenso e formoso valle, o de Fareja.
É a secção mais difícil e trabalhosa do traçado. Em alguns kilometros accumulam-se enormes trincheiras e aterros. Há n’essa secção pontos de vista deslumbrantes, especialmente no logar do Sevello, em que foi modificado o traçado primitivo, supprimindo-se um tunnel. Perde-se a vista desde as alturas da Penha até às cumiadas de Lixa. Encontra-se a pequenina estação de Fareja perdida na montanha e passados instantes atravessamos uma sólida ponte de pedra situada sobre o pittoresco rio Sousa, que faria o enlevo dos pintores paizagistas. Começa a ultima subida, mais suave, para Fafe, aonde chegamos deixando á nossa direita a importante povoação de Cepães. Pouco antes de entrar em Fafe outro extenso panorama se desenrola á vista, desde as immediações da Póvoa de Lanhoso até Fafe.

Deve-se a remoção das dificuldades da construção d’esta linha ao sr. Conde de Paçô Vieira, quando ministro.
A construção foi dirigida pelo sr. Engenheiro Francisco Ferreira de Lima, que reviu o traçado supprimindo obras de arte importantes, como dois tunneis, e fazendo importantes economias”.

Reprodução integral: “Illustração Portugueza” nº 76 de 5 de Agosto de 1907

“Hemeroteca Digital” Câmara Municipal de Lisboa


A ilustração

Capa 







Aproveito para agradecer o excelente trabalho já desenvolvido pela Hemeroteca Digital da Câmara Municipal de Lisboa. convidando todos os leitores a visitar. 


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