NAVEGUE PELO BLOGUE

28 de março de 2018

O CONCELHO DE FAFE TEM 181 ANOS





Durante as reformas liberais do século XIX foi publicado um Decreto/Lei em 6 de Novembro de 1836 que determinou a constituição de um novo concelho, designado Fafe, herdeiro do ancestral concelho de Monte Longo.
Assim, às 11 freguesias que constituíam o antigo concelho de Monte Longo: Antime, Armil, Estorãos, Fafe, Fornelos, S. Gens, Medelo, Quinchães, Revelhe, Ribeiros e Vinhós, juntou-se Cepães, que deixou de ser concelho (Honra), sendo anexadas mais 6 freguesias que, até 1836, integravam o concelho de Guimarães: Felgueiras, Gontim, S. Miguel do Monte, Queimadela, S. Clemente de Silvares e S. Martinho de Silvares.
Estas 18 freguesias constituíram a génese do novo concelho que tomou a designação da localidade, desde sempre, cabeça de Monte Longo: Fafe.

Em 12 de Junho de 1837, o concelho de Fafe absorveu Moreira do Rei e Pedraído, antigos Coutos do extinto concelho de Monte Longo.
Dezasseis anos depois, em 1853, um novo Decreto anexou a Fafe outras freguesias: Aboim, Agrela, S. Romão e Santa Cristina de Arões, Golães, Fareja, Freitas, Passos, Serafão, Travassós e Vila Cova, todas do concelho de Guimarães; Ardegão, Arnozela e Seidões do concelho de Celorico de Basto e Várzea Cova, do antigo Couto de Refojos De Basto.

Em 24 de Outubro de 1855, o concelho de Fafe ficaria completo, com a anexação de Regadas, até então, pertencente a Celorico de Basto.
A freguesia de Jugueiros, do concelho de Felgueiras, integrou o de Fafe entre 31 de Dezembro de 1853 e 24 de Outubro de 1855.

Desta forma, o concelho de Fafe, com as suas 36 freguesias, perdurou 158 anos.

Com a reforma Administrativa de 2013, onze freguesias foram unificadas, passando para 25 o número total de freguesias do actual concelho de Fafe.


Origem das freguesias do concelho de Fafe
(clique na imagem para aumentar)

FONTE: Bernardo de Serpa Marques
"De Monte Longo a Fafe: as reformas dos concelhos no século XIX"
In: Actas das 2ºs Jornadas de História Local, Fafe, 1998

Sem comentários: