NAVEGUE PELO BLOGUE

17 de março de 2018

VOLTA A PORTUGAL EM BICICLETA A PRIMEIRA VEZ EM FAFE

Reprodução do "Almanaque Ilustrado de Fafe", 1934


A Primeira edição da Volta a Portugal em Bicicleta teve lugar em 1927, contudo, os elevados encargos económicos implicados, apesar da popularidade da prova, conduziram à suspensão da Volta que só voltou a realizar-se em 1931.
No ano seguinte a corrida regressa à estrada, e Fafe assiste, pela primeira vez, à passagem dos ciclistas participantes na 3ª Volta a Portugal em Bicicleta.

Em tarde tórrida de Domingo 4 de Setembro de 1932 realizava-se a etapa de Vidago ao Porto. Jornalistas, repórteres e populares “foram esperar o primeiro pelotão para além da Lameira”. À frente da corrida vinham: José Maria Nicolau, Fernandes da Silva, Alfredo Trindade (vencedor da 3ª Volta) e Valentim Afonso.



José Maria Nicolau (1932)





“Á margem da estrada muito povo e crianças que davam palmas aos intrépidos corredores. No centro da Vila uma grande multidão aguardava, coroando-os de palmas à chegada (14h30).
Na redacção do jornal “O Desforço” foi instalada uma “agência” do “Diário de Notícias onde diariamente eram afixados os resultados das etapas.
Foi assim, há quase 86 anos, que Fafe entrou no circuito da maior prova do ciclismo nacional.

Fontes: Jornal “O Desforço” e “Almanaque Ilustrado de Fafe”


Sem comentários: