NAVEGUE PELO BLOGUE

28 de abril de 2018

O CENTENÁRIO PARQUE 1º DE DEZEMBRO

Parque 1º de Dezembro
Reprodução de postal ilustrado (inicio do séc. XX)


O Parque 1º de Dezembro, designação deliberada pela Câmara Municipal de Fafe em 1919, tem origem na abertura da ligação do centro da antiga vila à Estação de Caminho de Ferro, datada de 1907.

Até 1915, este espaço, que também se chamou de Parque Sidónio Pais e Parque 14 de Maio, era uma rampa em terra, que em nada facilitava a mobilidade entre a Estação de comboios e a actual Av. 5 de Outubro; na altura designada por Avenida de Paçô Vieira.


O Parque em 1915
Reprodução da "Illustração Cathólica", 1916

O centenário Parque 1º de Dezembro foi calcorreado por fafenses e forasteiros; foi uma passagem obrigatória para os utentes do comboio, durante quase oito décadas.

Um parque emblemático, agora requalificado ao gosto da modernidade, que ficou vistoso e limpo. Contudo não lembra a sua essência: O COMBOIO... motivo da sua génese.

Também aqui, apesar de anteriores "promessas" vãs, a história foi esquecida e a memória de um tempo de progresso e expansão da antiga vila de Fafe foi ignorada...

O Parque nos anos 60 do séc. XX
Foto de autor não identificado


O comboio, em Fafe, é para muitos uma nostalgia, uma memória que alguns querem apagar de vez.


O Parque em 2016








O Parque após a ultima requalificação


A requalificação do Parque, inaugurada no passado 25 de Abril, foi executada pela empresa Cândido José Rodrigues, SA pelo valor de aproximadamente 300.000 Euros.

Sem comentários: